sexta-feira, 30 de julho de 2010

Visita ao Chaveiro

“Porei sobre o seu ombro a chave da casa de Davi; ele abrirá, e ninguém fechará, fechará, e ninguém abrirá” Is 22.22

Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: Estas coisas diz o santo, o verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi, que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá” Ap 3.7

Ao ouvir a palavra “chave” logo se identifica como o instrumento destinado a mover a lingüeta das fechaduras, que possui um poder de abrir e fechar, caracterizando um sinal de Responsabilidade.

Quantas vezes estivemos ou fomos a determinados lugares trancados e tivemos que esperar a pessoa que “possuía a chave” para entrarmos? Entende-se que a chave é também um sinal de Autoridade.

O poder de uma chave é tão grande que separa coisas, momentos, dimensões, mundos e realidades. No hebraico representa o verbo “mapteah” liberar, abrir. Outra variação no hebraico é “patahabrir a boca, falar ou dizer, fazer anúncio, abrir a boca e proferir palavras.

Ao ler estes textos fiquei imaginando porque um profeta messiânico e posteriormente o próprio Jesus deram tanta importância a esta chave? Qual é o segredo?

Temos nos movidos em algumas áreas e acreditamos que o Senhor está disponibilizando chaves, vejamos algumas delas:

Chave da Comunicação

Deus levantou alguns comunicadores e olha o que eles têm em comum:

Deus levanta Moisés, homem gago, pesado de língua e mesmo após seu encontro com Deus a situação não tinha mudado (Ex 4.10). Deus levanta Jeremias e este jovem alega incapacidade e inexperiência (Jr 1.4-10), mas o interessante que todas as alegações destes comunicadores receberam uma promessa:

“Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar” Ex 4.12

“Mas o SENHOR me disse: Não digas: Não passo de uma criança; porque a todos a quem eu te enviar irás; e tudo quanto eu te mandar falarás” Jr 1.7

Parece que o critério para receber tamanho desafio é reconhecer a nossa insuficiência própria e reconhecer a dependência Dele.

“Quando Jesus está instruindo os discípulos Ele assegura que quem falará será o Espírito Santo. E, quando vos entregarem, não cuideis em como ou o que haveis de falar, porque, naquela hora, vos será concedido o que haveis de dizer, visto que não sois vós os que falais, mas o Espírito de vosso Pai é quem fala em vós” Mt 10.19-20

Deus deixa as nossas dificuldades e fragilidades para nunca nos esquecer que não é na nossa força (1Co1.27-29, 2Co 12.10b).

Chave da Adoção

Éramos todos escravos do pecado, mas um dia fomos adotados por Deus e elevados a uma condição de íntima convivência.

“Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai” Rm 8.15

ABA= Pai querido, papai (maneira mais carinhosa com que as famílias judias se comunicavam)

Existe um plano determinado para todos os redimidos.

“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo,assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor, nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade” Ef 1.3-5

Adoção no grego é “huiothesia” huios= “filho” thesis= “posição” significa o lugar e condição de filho dado àquele a quem não lhe pertence por natureza.

Lembro-me de um testemunho de um casal cristão que tinham filhos biológicos e resolveram adotar mais uma menina e certo dia perguntaram para eles: Quem é essa? Pegaram para criar? Eles responderam: Não, pegamos para AMAR!

“ADOTAR tem a ver com o sentido mais profundo do verbo AMAR”

Chave da Compaixão

Vemos que Jesus tinha uma habilidade em se compadecer frente a situações de dor, fome, enfermidade e até morte (Mc 6.34, Mt 9.36, Mt 14.14) e olhando no original a palavra compaixão significa:

Pesar que nos desperta a desgraça e a dor dos outros; ser movido pelas entranhas; ser afetado semelhantemente.

Existe uma grande diferença entre sentir dó e sentir compaixão, a dó você sente de fora e a compaixão você sente de dentro!

Certa vez Jesus recebe os familiares de Lázaro condoídos pela morte abrupta de seu parente e a primeira atitude do Senhor foi a de assumir uma posição de íntimo demonstrando em lágrimas a beleza de seus sentimentos (Jo 11.33-35).

“O ser mais poderoso da terra era parado por lágrimas”

“Todas as almas nobres têm como ponto comum a compaixão”

Tirar a capa egoísta do orgulho e se compadecer são exercícios a qual devemos lutar para alcançarmos, se de fato queremos ser conhecidos como discípulos de Jesus Cristo!

Talvez você esteja se perguntando para quem são estas chaves?

Vemos nos discurso de Jesus com Pedro uma revelação preciosa da responsabilidade e autoridade dos portadores das chaves:

“Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra terá sido desligado nos céus” Mt 16.18-19

A palavra Igreja aqui é Assembléia em grego é Ekklesia: Chamados para fora. Termo usado entre os gregos para descrever um corpo de cidadãos reunidos com a finalidade de discutir os assuntos do estado.

Sinceramente penso que temos chaves disponíveis em diversas áreas da sociedade e os únicos habilitados a portar e utilizar estes instrumentos é a igreja do Messias aqui na terra. É-nos dado e seremos cobrados a respeito da posse e manuseio destas chaves, utilização essa não limitada a motivações eclesiásticas egoístas entre quatro paredes, mas uma expansão redentora visando a melhoria de uma terra que nos foi confiada.

“Mas àquele a quem muito foi dado, muito lhe será exigido; e àquele a quem muito se confia, muito mais lhe pedirão” Lc 12.48b

Faça uma visita ao Chaveiro e pegue já a sua!

No Messias;

David Júnio



Nenhum comentário:

Postar um comentário