sábado, 7 de agosto de 2010

Um Barco chamado Cristo

“E a Adão disse: Visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da árvore que eu te ordenara não comesses, maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida. Ela produzirá também cardos e abrolhos, e tu comerás a erva do campo” Gn 3.17-18.

Logo após o pecado Deus declarou o que aconteceria ao mundo e dentre as suas muitas conseqüências, ressaltamos que todo o sistema, bem como o propósito original da criação, ficou comprometido por conta do homem e o resultado de toda aquela abertura ao pecado e ao diabo foi a produção de “cardos e abrolhos”; em outras palavras, o sistema passaria a produzir resultados inevitáveis, decorrentes do pecado, à revelia da vontade do Criador.


Desde então, o império das trevas vem alimentando a natureza carnal do ser humano, levando-o a pensar o que não deve, e, conseqüentemente, a produzir o que não quer colher. Foi o pecado que deu origem às drogas, à prostituição, à violência, à desigualdade social, e assim por diante.

Qual era o cenário daquela época? Morte, separação do homem de Deus, homicídios (Gn 4.8 Caim mata Abel) e meio a uma terra amaldiçoada nasce Noé (Gn 5.28-29) e com a decadência da raça humana, Deus arquiteta um plano, construir uma Arca (Gn 6.11-22) e nela guardar um remanescente no dilúvio e com isso dar início a uma nova Aliança com o homem na terra.


Vejamos algumas características do pedido de Deus a Noé em Gn 6:


v.14) Fazer uma Arca/Barco: Nunca tinha sido construído um barco na terra e este homem com extremo senso de Obediência segue conforme o projeto que lhe foi proposto. Muitas pessoas são obedientes a homens, mas não se submetem a Deus (At 5.29);


v.17 ) Porque estou para derramar águas: Olha o nível de desafio racional que Noé foi exposto, nunca havia chovido sobre a terra, só havia uma neblina que subia da terra e regava a superfície (Gn 2.5-6) e este homem acreditando irredutivelmente em algo que nunca tinha visto, nos ensina a essência da palavra (Hb 11.1-3);


“Fé não é negar a realidade, mas sim assumir uma realidade superior, baseada na palavra de Deus”


v.22) Assim fez Noé, consoante a tudo o que Deus lhe ordenara: Noé tinha 480 anos quando Deus dá esta ordem e passou mais 120 anos pregando juízo de Deus e suportando todo tipo de zombaria,aguardando o dia que gotas começariam a cair do céu (Gn 7.6).

Quanta vez Deus nos promete algo e quando começamos a nos mover conforme sua instrução, pessoas se levantam para zombar, lançar palavras de descrença, fazer piadas, mas lá no fundo do seu coração há uma convicção que queima só de lembrar e nos é proposto um esforço para ouvir uma voz que diz: “Persevera, Acredite, Espere em Mim”...


Talvez Deus tenha te dado ordens a você que aos olhos naturais são loucuras, gargalhadas infernais ressoam, mas eu te digo espere no Senhor e tenha suas forças renovadas.


“Mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam (Is 40.31).


O homem estava em seu pior momento e Deus providenciou a Arca e como gostamos de estudar a origem das palavras veja o que descobrimos:


Arca no original é “TeváAlgo divino, perfeito e que se completa.


  • Para ser divino tem que vir de Deus, quem é o “Filho de Deus”

“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16)


  • Quem é o mais perfeito?

“Quando, porém, veio Cristo como sumo sacerdote dos bens já realizados, mediante o maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, quer dizer, não desta criação, não por meio de sangue de bodes e de bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção” (Hb 9.11-14)

  • Quem é o único que nos completa?

“Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus? (Sl 42.1-2)

Hoje estamos em um momento muito parecido com os dias de Noé, homicídios escabrosos, a maldade no coração dos homens cresce a cada dia e nos parece que não nos há mais saída, mas assim como Deus propôs a Arca na Antiga Aliança e hoje Ele propõe outro barco, Jesus Cristo e quem estiver Nele estará salvo!


Já vimos que a Arca é uma tipologia de Cristo e agora analisemos as características do homem com que Deus fez esta aliança:


“Eis a história de Noé. Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus (Gn 6.9)


Em meio a um tenebroso, mas necessário dia onde se encontrava três homens presos no madeiro, uma pequena frase “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito” trouxe uma revelação ao centurião


Verdadeiramente este homem era justo (Lc 23.47)


No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus” (Jo 1.1)


A revelação não acaba por aí: Noé no original é “Noash” Descanso. Será que você reconhece estas palavras?


“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma” (Mt 11.28)

É exatamente isso que você está pensando, Noé era um tipo de Jesus! Quando você está cansado, onde você tem buscado descanso?

Quando Noé entrou na Arca e fechou a porta, demorou sete dias para começar a chover (Gn 7.1-6) e fico imaginando esta cena, as mesmas pessoas que antes estavam rindo, agora estão desesperadas batendo na porta, mas não havia mais tempo, pois a fechadura era do lado de fora e todas pereceram!


“Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto” Is 55.6


Quando não havia mais saída para o homem Deus disse: Entre na Arca


Hoje nós estamos quase como reféns da marginalidade e Deus diz entre em Jesus e experimente a salvação (Rm 10.9 - 2Co 5.17)


A Arca da Aliança foi o primeiro barco a ser construído na terra e o interessante que Deus dá instruções com relação ao tamanho, os compartimentos e até mesmo o acabamento (Gn 6.14-16), mas você não vê Deus instruindo a Noé sobre a fabricação de um equipamento instalado na popa do barco para determinar sua direção, o leme.


Será que isso não estava se referindo a mim e a você?


“Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará” Sl 37.5


Deus está nos chamando para dentro da “Arca”, propondo uma dependência total a sua soberania, sem a necessidade de termos o controle, mas confiando que o “leme” está em suas mãos e Ele sabe o melhor caminho para o barco da nossa vida!

Reflita se você já faz parte desta família, se está no “barco” chamado Cristo e se já confiou à direção da sua vida nas mãos Dele, pois lhe garanto que mesmo diante de ondas bravias, Ele prevalecerá!

Euforicamente;

David Júnio



Nenhum comentário:

Postar um comentário