quinta-feira, 1 de julho de 2010

Baile de Máscaras

“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento” Fp 4.8

Nestes dias temos sido constrangidos a meditar em palavras chaves e nos alinhar com elas. Quero chamar atenção neste texto para a palavra VERDADEIRO, para sermos verdadeiros não podemos ser mentirosos.

Mas o que é a mentira? Mentir é falar ou dizer algo contrário à verdade; é a expressão e manifestação contrária ao que alguém sabe, crê ou pensa.

Hoje a mentira tem se tornado um mal comum em todos os ambientes e esferas da sociedade e este é um mal identificado desde o início da igreja.

A igreja de Atos tinha ações que demonstravam sua luz e pureza, mas neste cenário aparece Ananias e Safira (At 5.1-11) mentindo sobre valor de uma propriedade vendida. O pecado de Ananias e sua esposa não foram reter parte do valor, pois a propriedade já eram deles e não existia nenhuma lei que obrigava a pessoa a dar tudo, o problema foi à tentativa deliberada e voluntária de mentir ao Espírito Santo e ao povo, passando uma imagem nas ações as quais não eram reais e Deus puniu com grande rigor, pois se tratava de um momento importante na história, o nascimento de uma nova proposta para o povo Dele.

Me chama atenção o texto de Jo 8.44 que diz que o diabo é o “pai da mentira”. Sendo ele pai, sugere que ele tenha filhos, quem são estes?

É lindo ver que a verdade é uma das expressões de Cristo

“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” Jo14.6

Temos que ter cuidado com as meias verdades, mas que no fundo, não passam de mentiras completas. Vejam o texto

“Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas” 2co10.4-5

Sofismas são pensamentos e raciocínios que parecem verdadeiros e válidos, mas são falsos e mentirosos.

Tem pessoas que buscam a felicidade a todo e qualquer custo, mas elas nunca se sentem completas porque existencialmente elas precisam é de uma verdade!

Tem uma frase que gosto muito que diz: “Dá-me a verdade e a felicidade, se eu não puder ter as duas, dá-me a verdade, pois teremos tempos bastantes para sermos felizes no céu” Tozer

Existem pessoas presas em mentiras e o que elas precisam é conhecer a verdade.

“e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” Jo 8.32

Conhecereis no original é ginosko”= reconhecer e ganhar conhecimento.

Ginosko é o conhecimento que tem um início e um progresso na obtenção de algo. É o reconhecimento da verdade mediante uma experiência pessoal.

Tem uma Ilustração profética no texto de Jo 15.1 “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor.”

Se a videira é verdadeira, tem como dar frutos mentirosos? O fruto que o agricultor celeste procura são pessoas que vivem semelhantes a Cristo exalando postura e qualificações que brilham em meio a uma sociedade caída.

Verdade no grego é “alethes” = não oculto, manifesto.

Isto me lembra Rm 8.19 “A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus”

Ser verdadeiro está totalmente ligado a demonstrar quem você é realmente e manifestar de maneira clara sua essência.

Gosto de usar um exemplo para ilustrar esta palavra “revelação” aqui em Rm 8.19

Suponhamos que você é convidado para ir a um baile de máscaras e escolhe aquela que mais se enquadra com seu rosto, seu estilo. Chegando lá, pessoas se aproximarão de você, mas serão confundidas pelas máscaras e terão dificuldades na identificação. Quando você revela quem você é, o momento toma uma proporção de intimidade disponibilizando um convívio mais claro, consciente e verdadeiro.

Existe pessoas que aguardam você tirar a máscara e revelar aquilo que Deus te criou para ser, sem mentiras ou quaisquer disfarces que prejudique na redenção de uma criação que “geme” e “anseia” por referências verdadeiras.

“Procuremos praticar, crer, falar e amar a verdade”

Conscientemente;

David Júnio



Nenhum comentário:

Postar um comentário