quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

O Mistério da Compaixão

Mt 9.36 “Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não tem pastor”.

Nestes últimos dias temos acompanhado catástrofes em vários lugares e uma das que mais tem nos promovido momentos de extrema dor e tristeza são os que se refere ao Haiti. Lembro-me de nesta semana acompanhar pela televisão a dramática reportagem que noticiava o desabamento de uma casa em cima de várias pessoas e quando da tentativa de resgate foi localizada uma criança que estava com a perna agarrada nos escombros e por falta de equipamentos não conseguiram livrar aquelas pedras de cima dela, ocasionando assim a decapitação de um dos seus membros. Isso entrou como uma bomba no meu peito e o Senhor ministrou este texto ressoando a palavra COMPAIXÃO.

Mas o que Jesus estava querendo nos ensinar quando se compadeceu da multidão?

Compadecer no Aurélio é ter compaixão, pesar que nos desperta a desgraça e dor dos outros. No grego é sentimento de aflição pelas adversidades dos outros, ser movido pelas entranhas, ser afetado semelhantemente!

Tentamos entender um pouco mais sobre esse texto:

A compaixão de Jesus se caracterizava pelo testemunho visual de desamparo e desnorteamento daquelas pessoas. Jesus as viu como ovelhas sem pastor, pois careciam de:

a)Comida/Água;

b)Direção para encontrar o aprisco;

c)Proteção contra os inimigos;

A palavra “aflitas” no original tem o sentido de fracas, cansadas e sem esperança. A palavra “exaustas” o sentido é jogadas ao chão como um bêbado.

Jesus olhou para a multidão, mas Ele conhecia cada pessoa ali, individualmente sabia das necessidades de cada um e dos momentos que passavam! Às vezes podemos nos colocar na multidão tendo várias pessoas a nossa volta, mas nós servimos a um Deus que nos conhece particularmente antes mesmo de nós nascermos (Jr1.5), Ele já sabia o nosso nome (Is 49.1) e todos os nossos dias já estavam escritos por Ele (Sl 139.16). Aleluia!

Interessante que todas as necessidades das ovelhas são perfeitamente saciadas por Jesus.

Comida/Água: Em Jo 6.35 Jesus diz: “Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que Crê em mim jamais terá sede. A comida e a água que necessitamos para sobreviver estão Nele, Ele é a nossa fonte (Jo 7.37-38).

Direção: Em Jo 10.16 Jesus diz: “Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então, haverá um rebanho e um pastor”. Em Jo 10.27 Jesus diz: “As minhas ovelhas ouvem aminha voz; eu as conheço, e elas me seguem Ele é revelação do Caminho (Jo 14.6).

Proteção: Em Jo 10.28 Jesus diz: “Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão e ninguém as arrebatará da minha mão”. A segurança das ovelhas reside no poder do Pastor e em Seu relacionamento com o Pai (Is 43.13).

Jesus é a resposta para todas as carências humanas e talvez naquela época fosse inatingível esta realidade, mas foi da boca do mesmo Homem que saiu “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas (Jo 10.11).

De fato Jesus cumpriu fielmente os sentidos mais profundos da palavra COMPAIXÃO. Por vontade própria experimentou se tornar como nós e estando na nossa posição, se rebaixou ainda mais aceitando ser afetado semelhantemente pelo pecado (Fp 2.5-8).

Como já dizia Martin Luther king “Um homem que não morreria por algo, não é digno de viver por ele”.

Que possamos ser batizados pela Compaixão!

NEle sempre

David Júnio



Um comentário:

  1. Quero ser batizada com a compaixão que moveu Jesus até as multidões!!! Gere esse anseio em nós, precisamos disso de fato!!!

    Eliete

    ResponderExcluir