quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Tesouro Oculto no Campo


Mt 5.3 “Bem aventurados os humildes de espírito porque deles é o reino dos céus”

Atualmente esta palavra “humildes” é utilizada em vários sentidos, muitos deles não caracterizam seu significado real, mas o que Jesus estava querendo dizer quando à relatou aqui no Sermão do Monte?

A palavra humildes de espíritos aqui é Pitokos: pobres, paupérrimos, nível mais baixo de pobreza.

O Sermão do Monte é a pedra angular do novo testamento e esse texto propõe pessoas que reconhecem que tudo que tem é de fato do Senhor e na verdade elas não possuem nada!

Vejamos as palavras de Davi:

SL 16.1-21 Guarda-me, ó Deus, porque em ti me refugio. 2 Digo ao SENHOR: Tu és o meu Senhor; outro bem não possuo, senão a ti somente.

Davi era Rei tinha ouro, poder, carros, casas, tudo que as vezes nós ansiamos nesta terra, mas ele dizia que não possuía outro bem a não ser o Senhor!

1CR 29.10-11 10 Pelo que Davi louvou ao SENHOR perante a congregação toda e disse: Bendito és tu, SENHOR, Deus de Israel, nosso pai, de eternidade em eternidade. 11 Teu, SENHOR, é o poder, a grandeza, a honra, a vitória e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu, SENHOR, é o reino, e tu te exaltaste por chefe sobre todos.

Este texto nos incita uma pergunta: Se tudo é Dele o que sobrou para nós?

SL 24.1 1 Ao SENHOR pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam

Às vezes não alcançamos a profundidade desta revelação, mas existiu um homem que recebeu influências tão profundas que nos deixou uma das mais lindas orações do Novo Testamento.

Olha as palavras de Paulo:

II CO 6.4-10 4 Pelo contrário, em tudo recomendando-nos a nós mesmos como ministros de Deus: na muita paciência, nas aflições, nas privações, nas angústias,5 nos açoites, nas prisões, nos tumultos, nos trabalhos, nas vigílias, nos jejuns,6 na pureza, no saber, na longanimidade, na bondade, no Espírito Santo, no amor não fingido, 7 na palavra da verdade, no poder de Deus, pelas armas da justiça, quer ofensivas, quer defensivas;8 por honra e por desonra, por infâmia e por boa fama, como enganadores e sendo verdadeiros;9 como desconhecidos e, entretanto, bem conhecidos; como se estivéssemos morrendo e, contudo, eis que vivemos; como castigados, porém não mortos;10 entristecidos, mas sempre alegres; pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo.

Jesus já tinha nos deixado uma palavra que se encaixa perfeitamente neste contexto, veja:

MT13.44 Parábola do tesouro escondido

44 O reino dos céus é semelhante a um tesouro oculto no campo, o qual certo homem, tendo-o achado, escondeu. E, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo.

Esta parábola fala da nossa descoberta, de agora sermos filhos de Deus, crentes, ministros, discípulos de Jesus.

Ficamos tão maravilhados com o que descobrimos que procuramos o dono do terreno para fazer a negociação e quando nos deparamos com o dono ele diz: Como será a forma de pagamento? Você diz: Tenho um apartamento, um carro, uma reserva na poupança, ele diz o que mais? O que você faz da vida? Eu trabalho e ele anota, e final de semana? Sirvo aos irmãos na igreja, ele diz, tem ministério? Sim, sim e o dono anota e o comprador encabulado pergunta? Espera aí: Já te disse todos os meus bens e agora está perguntando tudo o que faço que campo é esse? Quanto custa este terreno?

O Dono olha no mais profundo dos seus olhos e diz: Existe um preço e o preço é TUDO, eu quero a sua família, seus filhos, seus bens, suas habilidades, seus dons, seus talentos, eu quero você por completo!

Este é o verdadeiro tesouro escondido, o Reino dos Céus e a nossa oração é que você encontre esta revelação!

NEle sempre

David Júnio



2 comentários:

  1. Ao ler esse texto...fui diretamente remetida a algo que li do C.S. Lewis há um tempo atrás e que diz em um dos seus trechos o seguinte: "A vida cristã é diferente: mais difícil e mais fácil. Cristo diz: "Dê-me tudo. Eu não quero tanto do seu tempo, tanto do seu dinheiro, tanto do seu trabalho. QUERO VOCÊ! Eu não vim atormentar seu ego natural, mas vou MATÁ-LO"...
    Faço dele e das suas minhas palavras...
    Ótima meditação!
    No amor do Pai,

    Roberta

    ResponderExcluir
  2. se eu ja era pobre, quero continuar anão ter nada rsrsrsrs...
    DEUS e a nossa maior riqueza mesmo...
    valew, menssagem linda mesmo...
    adorei de verdade,senti o espirito santo de DEUS me tocar...

    ResponderExcluir