segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Transformando Medo em Currículo

“Porque Deus não nos deu o espírito de covardia (medo), mas de poder, e de amor, e de moderação” II Timóteo 1:7

Estar com medo é ser tomado de fatores limitadores da alma. Existem diferentes formas de medo, aquele que tem uma razão de ser evidente, quando nossa vida está sendo diretamente ameaçada, aquele quando somos colocados em situação de provas e desafios e o medo como manifestação de uma doença psicológica.

Que fazemos para vencer o medo? Isolamo-nos? Amarguramo-nos? Revoltamo-nos? Encolhemos os ombros à vida? Atribuímos a culpa aos outros? Transferimos a responsabilidade?

Quantos já ouviram “precisamos matar um leão por dia”?

Em IISm23.20 relata a história de um homem chamado Benáia que em um dia de neve caiu em um buraco e para sua surpresa, tinha um leão como companheiro e mediante aquela inesperada situação, matou aquele grande animal com suas próprias mãos.

Creio que esta história nos traz algumas informações preciosas e a 1ª delas é:

Existe possibilidade diante da impossibilidade

Um Leão de média idade pesa de 200 a 250Kl, pula 9m com um passada, tem a visão 5x mais aguçada do que o ser humano e possui patas muito mais seguras para aquele tipo de solo, imagine as chances concedidas a este homem.

Parece que Deus permite que as probabilidades contrárias cresçam para que Ele possa revelar mais da sua Glória.

Em Juízes 7 relata a vitória de Gideão sobre os Midianitas. Gideão tinha 32.000 soldados, Deus manda tirar os medrosos, ficaram 10.000 e depois em uma verificação de postura tira mais 9.700, restando somente 300 homens para enfrentar um exército que cobria o vale como gafanhotos! Estes homens certamente foram afetados pelo medo.

Quantas vezes situações na nossa vida nos colocam em grandes vales e ao olharmos a nossa volta, só vemos baixas e mais baixas, parece que todos nos deixaram sozinho em meio a uma guerra, mas isso não significa que derrota já foi declarada, pois as estratégias de guerra de Deus são diferentes das nossas (1Co 1.26-29).

“As probabilidades impossíveis preparam o palco para os milagres mais incríveis”

Desaprenda os seus Medos

Medo no Aurélio é sentimento de viva inquietação diante do perigo real ou imaginário. Leões mentais podem nos manter cercados por toda a vida. A nossa mente armazena informações e a única maneira de mudar as reações é reescrevendo sua mente com a palavra!

“E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimente qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” Rm 12.1-2

Medo no grego é “phobos” e significa FUGA. A fuga é a reação mais fácil, mas não resolve!

Se apegue a Cristo e enfrente medo.

“No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor” 1Jo 4.18

“As maiores conquistas da vida acontecem quando você supera seus medos”

Agarre as Oportunidades pela Juba

Se a história fosse essa: Benáia vê o leão, foge, suspira aliviado. Sem dano, sem morte, talvez essa era a saída mais lógica, mas Deus nos chamou para aproveitarmos as oportunidades.

“Portai-vos com sabedoria para com os que são de fora; aproveitai as oportunidades” Cl 4.5

Oportunidades no Aurélio é tempo oportuno para agir ou janela de oportunidades descoberta acidentalmente. Benáia não viu um problema de 250Kl, ele viu uma oportunidade.

Interessante o discurso de Davi quando se dispõe para pelejar contra o gigante, ao ser questionado por Saul de suas habilidades, ele responde:

Respondeu Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; quando veio um leão ou um urso e tomou um cordeiro do rebanho, eu saí após ele, e o feri, e livrei o cordeiro da sua boca; levantando-se ele contra mim, agarrei-o pela barba, e o feri, e o matei. O teu servo matou tanto o leão como o urso; este incircunciso filisteu será como um deles, porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo. 1Sm 17.34-36

Motivado pelas vitórias anteriores Davi se viu habilitado para desafiar o gigante! Quantas vezes não queremos os pequenos desafios de hoje, fugimos de medo e esquecemos que podemos estar sendo fortalecidos para os gigantes de amanhã!

“Eis a maior ironia do destino, normalmente as maiores oportunidades da nossa vida vêm disfarçadas de leões invencíveis”

Deus está no negócio de elaborar currículos, está sempre usando de experiências passadas para nos preparar para oportunidades futuras

A história diz que Benáia tinha um sonho que era ser do Exército de Davi e um belo dia sua fama chega até o Rei e este é convocado por Davi para se apresentar no palácio. Ao fitar os olhos no rapaz, Davi identifica a mesma coragem que ele teve nos tempos de serviço ao seu pai e o escolhe como Líder de seu exército!

Veja isso:

Estas coisas fez Benaia, filho de Joiada, pelo que teve nome entre os primeiros três valentes. Era mais nobre do que os trinta, porém aos três primeiros não chegou, e Davi o pôs sobre a sua guarda. 1Cr 11.24-25 (Mais Nobre)

Benaia, filho de Joiada, era o comandante da guarda real. 1Cr 18.17 (Guarda Real)

O terceiro capitão do exército e o designado para o terceiro mês era Benaia, chefe, filho do sacerdote Joiada; também em seu turno havia vinte e quatro mil. 1Cr 27.5 (Chefe do Exército)

Não podemos atingir o propósito associado a cada situação que somos colocados a prova, somente Deus é detentor destas revelações!

“Vocês nunca fariam um plano como esse, porque os meus pensamentos são muito diferentes dos seus, minha maneira de agir é muito diferente da sua” Isaías 55.8 Bíblia Viva

O nome Benáia significa o Senhor tem construído. Deus tem nos construído individualmente e coletivamente (como Igreja/Corpo), somos uma obra em andamento (Fp 1.6) e esta obra não pode ser paralisada pelo medo.

Fico imaginando este homem olhando nos olhos daquele leão e em frações de segundos pensamentos, sonhos e motivações vêem a sua mente encharcada de medo e com um reflexo comum a homens de coragem, ele não se deixa paralisar e enfrenta o teste curricular do seu sucesso!

“Um homem valente não é um homem sem medo, é aquele que não se deixa paralisar por sua insegurança e segue em frente”

Talvez você não se ache capaz, mas nada mudou nestes 3.000 anos, sonhos loucos ainda se tornam realidades. Josué era assistente pessoal de Moisés, Eliseu era um boiadeiro quando Elias o encontrou, Neemias era um copeiro, Pedro era um pescador, você pode mudar a história transformando seus medos em cumprimento do propósito de Deus aqui na terra!

Encarando leões;

David Júnio



Um comentário:

  1. Maravilhoso esse texto!!! Falou muito comigo amor! Deus continue te capacitando cada dia mais!

    bjussss

    ResponderExcluir