quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Penso Eu...2011

Tempos corridos e com muita velocidade, tantos afazeres, tantas mudanças que não foram instantâneas, mas ainda assim nos assustamos quando a percebemos de fato, o sistema que rege o mundo, o ativismo, a ganância, o ter, nossa tanta coisa, enquanto isso tanta “coisa” que é de fato relevante, ou melhor, relevante não, relevante é uma palavra um tanto simplória, “coisas” que de fato são essências, uma delas e que acredito, permeia toda nossa existência, prova-nos o tempo todo se estamos vivendo um dos grandes mandamentos: Ame o próximo com a ti mesmo, isso sem falar no novo mandamento de Cristo... “como eu vos amei”. Bom, tal essência trás nome de RELACIONAMENTO e é isso relacionamento. Coisas ou Pessoas? O que de fato tem sido mais importante?

Na verdade, o que percebo vagamente é que os afazeres que até são voltados prá pessoas tem tomado espaços, momentos, necessidades que são insubstituíveis ao ser o humano, o estar junto, o fazer coisas simples juntos, não sabemos o quão preciosa é a simplicidade, conheço pessoas, que acredite, é melhor que não saibam de certas coisas, que não adquiram certos “conhecimentos” isso as feriria profundamente e poderia deturpar a tão “nobre simplicidade” que possuem. Mas, voltando ao relacionamento, palavra que pode ampliar para todas as áreas da vida humana. O relacionamento nos apura, nos ensina, nos aprova ou desaprova, eu, por exemplo, desculpe a indiscrição, fui recentemente desaprovada, mas, escolho fazer disso uma lição. Estou lendo um livro que me fomentou ainda mais nestes pensamentos, num trecho fala sobre como Jesus, só se relacionava com pessoas que era como “um mal que não podia ser erradicado da periferia da sociedade”. A base de seu relacionamento penso eu, era a transparência e a verdade, Ele convidava prá segui-lo, já esclarecendo os objetivos, Ele confrontava os fariseus e até seus discípulos com a verdade sempre, sem negociar nunca, mas em tudo, o que lhe dava autoridade para tais atitudes era o amor as pessoas, ao próximo e principalmente a Deus.

Para falar a verdade, tenho intenção de deixar uma mensagem no seu inconsciente, mas para ser bem transparente prefiro ser ainda mais direta, antes quero dizer que acredito no seu poder de raciocínio, sua sensibilidade, mas temo, de verdade, que os tais, “tantos afazeres” deixe sua mente tão acelerada a ponto de você comer tudo tão depressa, sabe quando você passa da hora de almoçar e acaba comendo tão rápido que nem degusta direito, não sente, não saboreia, apenas supre de forma errada e não eficaz uma necessidade imediata, e isso, essa pressa não permita que você reflita, matute, critique, cresça e então você perca uma oportunidade que prefiro então me precaver e ser clara e objetiva: PRIORIZE SE RELACIONAR, com pessoas que você ama e que você não ama, com a natureza, sim com a natureza, Deus a criou para usufruirmos dela e isso não dependem exclusivamente de dinheiro, com as crianças (Jesus interrompeu o que estava fazendo para dar atenção a elas), amplie seu ciclo de amigos, não seja tão criterioso quanto a afinidades, ou melhor, não seja mais preconceituoso, relembre as pessoas que você as ama, essa é a fé que remove montanhas, montanhas de medos, de preconceitos, de cismas, de mal-entendidos, de raízes de inveja, de orgulho... A princípio serão exercícios repetitivos, mas gradativos que exigirão um pouco de esforço e perseverança da sua parte e você vai desenvolvendo, desenvolvendo até que fique natural, porque na verdade o se relacionar, o amar, o se importar já é algo intrínseco e essencial ao ser humano, aí você vai descobrir tantas coisas sobre você mesmo, se não gostar de tudo que descobrir não tem problema, já será um excelente sinal para avançar, e você vai descobrir também que existe alguém que você precisa de se relacionar sempre, sempre e prioritariamente.

Você já inventou, fez, criou algo? Uma poesia, um brinquedo, um desenho, qualquer coisa que você tenha inventado somente você pode mudar, melhorar, ajustar, porque a ideia é sua, não é de outra pessoa, então, é dessa forma. Aquele que te criou é o único que pode te melhorar, te transformar te fazer crescer, só Ele e mais ninguém, então se RELACIONE primeiramente com Ele.

Tente se acalmar, você não vai mudar o mundo, você não vai suprir todas as necessidades, você só deve se preocupar em amar, o que faz, como faz a quem faz isso transforma pelo menos os 4m² do lugar que você estiver, das pessoas que estiverem próximas a você, das circunstâncias, porque não é o mundo que precisa mudar prá que você seja feliz é você que precisa renovar a sua mente e ser feliz, mesmo neste mundo. É isso... isso que penso.

Talvez você ache o texto muito grande se não tem costume de ler, (o que você, se for o caso, precisa melhorar né?!)

Talvez você ache um tema de mensagens de final de ano, que seja se pelo menos te levar a reflexões simples e tão importantes quanto a física quântica.

Talvez ache complexo, mas não é, se for o caso apenas leia em voz alta e deixe estas palavras entrar em você.

Talvez pense que é um desabafo, é também, precisamos expor nossas opiniões, nossas crises, nossas vitórias e perdas, nossas denúncias, para não sermos abafados, opressos, reprimidos neste mundo que tenta nos engolir.

Talvez não pense nada ou coisas que eu não imagino, aí é porque seu inconsciente não se tornou consciente, mas na hora certa vai se tornar.

Talvez você já tenha perguntado ou se pergunte: “Mas e o título?” Escolha, crie o que você quiser!

Para mim hoje fica: Quietude, relacionamento com Ele, valorizando o próximo, planejando, organizar e ter um objetivo para o tempo vindouro e então se cumpra o propósito eterno.

Deleia Avital

Conselheira Tutelar de Betim

Cooperadora da Igreja de Citrolândia

Um comentário:

  1. Bom dia Sra. Deleia vital, meu nome é Hudson e preciso muito de sua ajuda em um caso ai de Citrolãndia e é em seu ramo de atuação, ficaria muito feliz se em nome de Jesus pudesse me ajudar,pois não tenho a quem recorrer.
    em Cristo:
    Hudson Roberto
    0xx 38 91919791

    ResponderExcluir