“O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR”. Pv 16.1
Existe uma dúvida que sempre permeia nossos corações, podemos planejar e traçar metas ou devemos aguardar Deus agir sem nenhuma intromissão nossa.
O contexto deste salmo propõe a questão da relação entre a decisão do homem e o controle de Deus sobre nossos planos e vontades. O provérbio é claro, o “homem pode fazer plano”, mas isso não é a garantia que aquilo que ele está planejando vai acontecer.
Constantemente estamos fazendo planos, coisas como trocar de carro, fazer uma faculdade, abrir uma empresa, casar e constituir uma família são motivações que brotam em qualquer ser humano, mas será que reconhecemos a superioridade da vontade de Deus sobre os nossos planos ou estamos formatando a vontade de Deus dentro da nossa própria vontade?
Os textos seguintes deste Provérbio nos trazem algumas respostas, veja:
v.2)“Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o SENHOR pesa o espírito”
Existe um termômetro dentro de nós nominalmente conhecido como “PAZ”. Em Cl 3.15 fala que esta paz deve ser o árbitro em nosso coração. Quais são as atribuições de um árbitro? Ele faz com que as normas do jogo sejam cumpridas, ele pode tirar alguém de campo etc...
Entendemos com isso que para entendermos se o que estamos escolhendo é direção de Deus, devemos verificar se há paz no nosso coração. Jesus mesmo disse:
“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou” Jo 14.27
Paz no original é um estado de descanso, quietude e calma, inexistência de rivalidade, tranquilidade. Tem pessoas enfrentando terríveis consequências e até chegando a diagnósticos depressivos por escolhas errados as quais não foram validadas sobre o critério da paz no coração.
v.3) “Confia ao SENHOR as tuas obras, e os teus desígnios serão estabelecidos”
Deus requer uma entrega consciente de tudo que temos, mas é impossível você entregar algo a alguém sem antes conhecer e se relacionar com ele a ponto de gerar uma confiabilidade mútua.
“Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará” Sl 37.5
Para você confiar em alguém você tem que ter intimidade.
Às vezes Deus tem caminhos que não entendemos e isso nos impede de caminhar, pois queremos ter todas as respostas, mas olha o que diz este texto:
“Os passos do homem são dirigidos pelo SENHOR; como, pois, poderá o homem entender o seu caminho?” Pv 20.24 - Não temos que entender, temos que obedecer.
“Pensava que seguíamos caminhos já feitos, mas não os há. O nosso IR faz o caminho" C.S. Lewis
v.4)“O SENHOR fez todas as coisas para determinados fins e até o perverso, para o dia da calamidade”
No mundo de Deus todas as coisas se encaixam, não há pontas soltas. Existe uma história escrita para nossa vida, não podemos querer mudar o roteiro. Isso não é uma novela que muda conforme a vontade do público, temos que nos aproximar do autor da história e cumprir o nosso papel.
“Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda” Sl 139.16
Tem uma frase que diz: “Entregar-se a Deus não é a melhor forma de viver, é a única”
É notória a utilização de Deus para realizações pessoais, direções que primeiro brotam nos corações dos homens, alimentadas por padrões mundanos que por fim para não serem rejeitadas pela massa consciente (cristãos), recebem uma sórdida casca de espiritualidade.
Não podemos tratar Deus como uma marionete, Ele não é um boneco que troca de roupas para desenvolver novos personagens. Existe sim uma superioridade divina sobre os projetos humanos e isso tem que ser algo aceito e alicerçado em nossos corações.
Tive uma professora no seminário que me marcou com algumas frases:
“Limite-se na sua insignificância”
“A verdadeira sabedoria é saber a extensão de sua ignorância”
Posso sentir os olhos de um Deus poderoso passando sobre a terra, procurando pessoas sinceras, responsáveis e conscientes para orar:
“Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome, venha o teu reino, faça a tua vontade, assim na terra como no céu” Mt 6.9-10
Será que você será uma delas?
Temerosamente;
David Júnio
Nenhum comentário:
Postar um comentário