segunda-feira, 28 de junho de 2010

O Culto já Começou

Com o devido zelo pela comunicação e pelas palavras que saem de nossa boca, fui confrontado a validar as expressões “vamos ao culto” ou “o culto já começou”. São expressões cotidianas no ambiente eclesiástico, mas que muitas vezes não compreendidas totalmente por quem fala.

Vemos que Deus cria a parte espiritual do homem (Gn 1.26) e na seqüência cria a parte física do homem para receber aquela parte já criada pela trindade (Gn 2.7).

Interessante que em seguida Deus dá funções a este ser e é justamente aí que encontramos uma pérola.

“Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar” Gn 2.15

Quero chamar atenção para a palavra “cultivar”, cujo verbo vem do latim “cultus” que em português significa “culto” e que gerou também a palavra “cultura”.

Nascemos com a necessidade de cultuar a Deus e isso não está ligado a momentos que passamos reunidos entre quatro paredes. Quando trabalhamos aqui na terra prestamos culto a Ele, seja dando aula, arrumando casa, cuidando dos filhos ou varrendo uma rua expressamos aquilo que nos foi confiado desde criação do mundo.

Trata-se muito mais de um estilo de vida do que a potência de um microfone e uma voz eloqüente.

“E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai”. Cl 3.17

Cultuando;

David Júnio

Nenhum comentário:

Postar um comentário