É inexplicável o número de homicídios e latrocínios cometidos somente este ano no Brasil. A cada dia este número cresce mais e ao pensar nestas coisas fui levado a meditar em João 10.10 "O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância". Pra mim o que acontece no natural é só uma pontinha do que está acontecendo no espiritual.
Existe uma linha delineada aqui. De um lado está Deus com a bondade, vida e "abundância"de tudo o que é necessário para a vivermos e do outro lado está o inimigo de nossa alma, que tem uma missão certa, roubar, matar e destruir tudo que originalmente tem valor.
Mas o que é o roubo? É uma apropriação indevida de algo que pertence a outra pessoa.
Agora se o nosso inimigo e sua missão é tão declarada porque será que estamos sendo roubados, quais são as legalidades, as causas dessa apropriação indevida? Porque não sentimos a preparação do esquema de morte e quando assustamos aquela área que tinha vida agora é só dor, tristeza, decepção?
Creio que o primeiro fator que pode ser a causa desta nossa insensibilidade é a nossa amizade com o mau.
Em Gn 3.15 diz "Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar".
Pense comigo: Só se coloca inimizade (aversão rancorosa) onde havia uma amizade. Eva não caiu de repente, foi um processo, ela foi se abrindo, se aproximando, identificando, se tornando amiga deste mundo. A estratégia de luta do diabo é se unir a nós, parecendo-se com um amigo.
Creio que estamos chegando perto demais das coisas do mau, o nosso sensor de "liberdade" está em curto circuito e o fim disso é morte, expulsão do jardim, dor e sofrimento!
Na oração de Paulo como pai espiritual da igreja de Corinto ele usa termos bem próximos deste raciocínio:
"Porque zelo por vós com zelo de Deus; visto que vos tenho preparado para vos apresentar como virgem pura a um só esposo, que é Cristo. Mas receio que, assim como a serpente enganou Eva com astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo" 2Co 11.2-3
Zelo aqui significa: ânsia, entusiasmo, desejo intenso, compromisso apaixonado.
Doía no coração de Paulo a situação da igreja de Corinto e as portas que estavam abertas para o mau. Existia dentro dele um "compromisso apaixonado" de advertir os irmãos a perseverar na simplicidade e pureza devidas a Cristo.
Judson de Oliveira disse que a figura da igreja Brasileira é a mulher samaritana, prostituta. Passou por vários moveres, se casou com vários homens mas chegou a hora dela ir atrás do seu Noivo eterno.
A segunda causa que pode estar sendo determinante nesse processo é que estamos desconsiderando nosso inimigo.
Estamos tão imersos na graça de Deus que abaixamos a guarda e estamos subestimando o poder do nosso inimigo.
O apóstolo Paulo nos adverte muito bem:
"A quem perdoais alguma coisa, também eu perdôo; porque de fato o que tenho perdoado (se alguma coisa tenho perdoado), por causa de vós o fiz na presença de Cristo; para que Satanás não alcance vantagem sobre nós, pois não lhe ignoramos os desígnios " 2Co 2.10-11.
Desígnios aqui em outras versões é ardis, planos, artimanhas, habilidade de enganar, astúcia.
Pedro depois de muito apanhar por esse descrédito escreveu:
"Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar" 1Pe 5.8.
A palavra derredor no grego é "peripateo": Aquele que nunca perde uma oportunidade.
Até na tentação de Jesus no deserto o diabo após ser resistido por três vezes a bíblia relata "Passadas que foram as tentações de toda sorte, apartou-se dele o diabo, até momento oportuno" Lc 4.13.
Pessoal isso não é brincadeira o diabo está nos roubando e nossas armas estão cada vez mais obsoletas. Não sou eu que estou dizendo, mas a bíblia diz que ele anda ao nosso derredor buscando apenas uma pequena frestinha, uma pequena oportunidade para entrar e colocar seu plano de morte em ação.
Tem uma frase que diz que se você perceber que não está sendo tentado pelo diabo, pode ser que esteja caminhando na mesma direção dele.
Anseio pela nossa volta ao compromisso com a palavra que diz "Abstende-vos de toda a aparência do mal" I Ts 5.22. Não é preciso ter certeza que seja mal; uma suspeita, uma aparência já basta e já é motivo para pararmos e mudarmos de direção.
Quero encerrar com um teste, algumas perguntas para te fazer pensar se o diabo está te roubando em alguma área:
A chama do primeiro amor continua acesa no seu coração? (Ap 2.4)
Qual a última vez que você buscou a Deus de madrugada? (Pv 8.17)
Qual a última vez que você jejuou?
Qual a sua regularidade de oração?
Você tem prazer em ler a bíblia? (Sl 1) Eu disse prazer não obrigação!
O que você prefere ler a Bíblia ou ver televisão?
Ir ao culto ou assistir ao jogo do seu time?
Orar ou assistir um filme?
O culto é enfadonho pra você?
Qual tipo de música você gosta de ouvir? (Jo 4.23) Quer adorar no domingo, mas nossa boca do que está cheio o coração (Mt 12.34).
Você gasta mais tempo fazendo amor com seu cônjuge do que se relacionando com o Pai? Se a resposta for (sim) o nome do seu senhor pode ser outro.
Em 24 horas você pensa mais em dinheiro do que em Deus? Cuidado, não há como servir a dois senhores (Mt 6.24).
As pessoas percebem uma grande diferença entre você e um incrédulo?
O mundo, a criação e a igreja estão sendo terrivelmente destruídas, estamos sendo roubados e a impressão que tenho é que continuamos deitado em um sofá de pernas para o ar e em profundo sono. Não podemos alcançar resultados diferentes fazendo sempre as mesmas coisas!
A começar de você, valide a ação do mau e não deixe que esta onda de violência tome proporções ainda mais exorbitantes!
Em amor,
David Júnio
Nenhum comentário:
Postar um comentário