Mt 3.2 “Arrependei-vos , porque está próximo o reino dos céus”
Nos últimos dias temos visto exposições e comentários surgindo de diversos lados sobre arrependimento. Se hoje esta palavra causa tanto alvoroço, imagine na época de João ao proferir a principal e mais eloqüente das suas mensagens!
Surge então uma pergunta? Será que vestimos de uma couraça brilhante com uma plaquinha escrita “SOMOS PERFEITOS” ou “SUPERMAN”?
Isso me faz lembrar de Davi, o “homem segundo o coração de Deus” em um dos momentos mais difíceis da sua vida.
Enquanto Saul tentava segurar seu reinado com suas próprias mãos, depois de Deus o ter rejeitado, Samuel é enviado à casa de Jesse e o menor de seus filhos é ungido.
Frase: O cenário para um grande milagre é montado com a as peças da improbabilidade.
Daquele dia em diante o Senhor se apossou de Davi e este foi aclamado Rei de Israel.
Só que um dia o exército de Israel saiu para guerrear com os Amonitas, Davi ficou e observou a bela mulher que se banhava. Mandou buscá-la, teve relações com ela a engravidou. Quando Joabe e o exército retornaram, ele manda chamar Urias (esposo de Bate-Seba) e o manda dormir com ela.
Urias não vai porque achava injusto recolher-se enquanto o comandante Joabe e os soldados guardavam a Arca. Davi planejava enganar a Urias, fazendo-o entender que o filho seria dele.
Davi vai além à sua maldade: planeja enviar Urias à frente da próxima peleja, a fim de que ele morra e, assim, o seu pecado não seja descoberto e ele ainda fique com Bate-Seba. Assim Joabe, obediente ao rei, o faz e Urias é morto.
Natã vai a Davi e conta-lhe a história do rico que possui muito gado e ovelhas que manda matar a única cabritinha de um homem pobre, que servia para ele até de companheira. Davi reage dizendo que tal homem deveria ser moto. Natã o aponta como sendo o tal homem da sua história e o rei, prontamente, reconhece que pecara contra o Senhor.
Creio que sua mente tornou um liquidificador ligado com uma miscelânea de sentimentos!
O “escolhido de Deus” agora se vê sujo pela lama do pecado e em meio aos gritos expressa uma oração:
Salmo 51.1-5 Davi reconhece a sua transgressão, vê em si mesmo a razão do seu pecado, entende que o pecado, antes de tudo, é ofensa contra Deus e confessa que o pecado não é apenas uma questão de atos, mas uma condição interior.
Salmo 51.6-7 Davi solicita a purificação com Hissopo: espécie de arbusto que ardia e era usada para a limpeza e purificação de doentes. O pecado é uma espécie de doença espiritual, que nos corrói e altera o nosso estado.
A palavra Lava-me é de raiz hebraica e não é a mesma usada para o simples lavar de uma louça na água, mas para lavagem de roupas através de batidas. Davi queria uma limpeza completa da natureza pecaminosa.
Salmo 51.8-10 A palavra Coração expressa: Vontades, escolhas, pensamentos e Puro é vontade não dividida, determinação absoluta em fazer a vontade de Deus.
E o que mais me impressiona é o pedido referente ao espírito Inabalável que significa aquilo que não pode ser abalado, intrépido, corajoso, ânimo firme, imperturbável, rocha inabalável.
O perdão não é suficiente a não ser que haja uma mudança radical produzida por Deus, senão o futuro não será nada mais do que a repetição do seu passado!
Davi assumiu seus erros, os confessou e viu unicamente em Deus a sua esperança de perdão e santificação.
Como diz uma frase: Limpo não é aquele que nunca se suja, mas aquele que sempre se limpa!
Interessante que a palavra “arrependimento” é de origem grega e significa “metanoia”. Sua expressão é conversão (tanto espiritual, bem como intelectual), mudança de direção e mudança de mente, mudança de atitudes, temperamentos e caráter trabalhados e evoluídos!
A minha oração é que alcancemos o mais profundo desta palavra e o arrependimento se transforme em uma necessidade diária, fomentada como fruto de corações disposto a se prostrar aos pés do Senhor reconhecendo que os super-heróis são apenas personagens em quadrinhos!
Não nos esqueçamos das palavras de Paulo “Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia (1Co 10:12)”.
Com temor e tremor, te incentivo a olhar para sua vida e deixar o Senhor sondar e validar cada canto do seu ser!
Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno (Sl 139.23-24).
Que sejamos transformados;
NEle sempre;
David Júnio