sexta-feira, 5 de março de 2010

A Pressão que gera a Unção

Mt 14.32 “Então, foram a um lugar chamado Getsêmani; ali chegados, disse Jesus a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu vou orar”.

Jesus escolheu um belo jardim, com pomar, situado na encosta inferior do monte das Oliveiras. Um dos locais preferidos por Jesus para oração e meditação.

A palavra Getsêmani é uma junção de duas palavras, a primeira delas é “GET” que significa “Prensa” ou “pressão”. Em todas as quintas de oliveiras existe um lagar onde uma prensa de pedra é colocada sobre as azeitonas e o óleo é extraído delas.

Interessante que “prensa” é a palavra que serve de raiz as palavras “pressão” e “stress”. Todos nós encontramos tremendas pressões na vida que vem para nos desesperar, fazer desistir ou mesmo matar os planos Dele em nós. Devemos ter cuidado, pois há momentos que as pressões passam das nossas forças (1Co2.8).

A segunda palavra é “SEMANI” que significa “óleo, perfume, unção, frutificação, capacitação”.

Onde há o “GET” há também o “SEMANI”. Quanto mais se espremiam as azeitonas, mais óleo se escorria delas.

Às vezes evitamos o quebrantamento, gritamos para sair da “prensa”, queremos alcançar o nível seguinte em Deus de várias formas, através do conhecimento, estratégias e com o nosso famoso “jeitinho”. Contudo Deus quer nos espremer para retirar o nosso “óleo” a nossa unção.

Jesus no ápice da prensa disse no v.36 “Pai, tudo te é possível; passa de mim este cálice,” nesta primeira expressão Jesus está olhando para a cruz e vendo todo o seu martírio em nosso favor, vislumbrava a via dolorosa, o peso da madeira em suas costas, a coroa de espinhos atravessando seu crânio e as chagas em todo seu corpo e como resultado desta combustão de sentimentos, sua carne grita por resguardo, por refrigério.

Mas Jesus olha para o outro lado e novas imagens começam a brotar; gerações e gerações já tinham se passado até aquele dia e no coração delas ainda clamava por um salvador, aquele que redimiria a raça humana do pecado e geraria o acesso ao “Abba Pai”. Como se não bastasse, Jesus começa a contemplar todas as gerações futuras que dependiam desta decisão, dependiam deste momento, Ele começa a ver a imagem do nosso rosto e a sua e dos nossos filhos e dos nossos netos e quase que como um extravasar do seu espírito declara “contudo, não seja o que eu quero, e sim o que tu queres”.

Os Céus a terra e o inferno pararam nestes segundos aguardando esta decisão. Enfim o fruto tinha sido espremido e Dele fluiu o “óleo” a unção necessária para nossa salvação, a redenção e capacitação para caminharmos pelo Novo e Vivo caminho (Hb 10.19) e para servir a um Deus Vivo e Verdadeiro (1Ts 1.9).

Que aceitemos a prensa e que flua o óleo de dentro de nós!

NEle sempre

David Júnio



Nenhum comentário:

Postar um comentário