João 8.1-11
Muitos afirmam que esta mulher era Maria Madalena, mas o texto bíblico não deixa clara tal afirmação, ocultando assim o nome desta que para aqueles escribas e fariseus não passava de um objeto anônimo sentenciado a morte!
O fato é que se tratava de uma armadilha para apanhar Jesus.
Vejamos o que diz a lei sobre este pecado de adultério:
Em Levítico 20.10 diz “Se um homem adulterar com a mulher do seu próximo será morto o adúltero e a adúltera”.
Em Deuteronômio 17.2-5 diz “Quando no meio de ti, em alguma das tuas portas que te dá o SENHOR teu Deus, se achar algum homem ou mulher que fizer mal aos olhos do SENHOR teu Deus, transgredindo a sua aliança, que se for, e servir a outros deuses, e se encurvar a eles ou ao sol, ou à lua, ou a todo o exército do céu, o que eu não ordenei, e te for denunciado, e o ouvires; então bem o inquirirás; e eis que, sendo verdade, e certo que se fez tal abominação em Israel, então tirarás o homem ou a mulher que fez este malefício, às tuas portas, e apedrejarás o tal homem ou mulher, até que morra”.
Quando pego em adultério os dois adúlteros envolvidos eram apedrejados até a morte.
Mas tudo não passou de uma armação!
1ª - Quem tinha que oferecer a denúncia seria o ofendido (no caso o marido).
2ª - Não seria só da mulher a culpa, existia um homem que adulterou com a mesma, teriam que trazer os dois.
Acontece que os judeus estavam sobre o domínio de Roma e não poderiam sentenciar ninguém. Trazendo a mulher pra Jesus dar o seu parecer, geraria a oportunidade de acusação que eles tanto esperavam, pois se Jesus a condenasse, imediatamente iriam dizer que ele estava passando por cima das leis de Roma, se Jesus a absolvesse, acusariam de ir contra a lei de Moisés.
No v.5 eles recitam a lei para Jesus “E na lei nos mandou Moisés que tais mulheres sejam apedrejadas; tu, pois, que dizes?”
Jesus, porém com a sua resposta sábia e certeira (v.7) faz aqueles homens identificarem a realidade dos seus corações, totalmente cheios de pecado, de justiça própria (Isaías 64.6) e a conclusão que eles chegaram era que eles também mereciam a morte!
V.10 – Não houve condenação por falta de um acusador sem culpa, afinal se existisse ali um justo habilitado a apedrejar, esta mulher experimentaria a morte. Mas neste mesmo local havia um justificador puro e sem mácula, o qual nasceu com um propósito de nos redimir de toda acusação!
2 Coríntios 5.21 “Aquele que não conheceu pecado, Ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus”.
No v.6 e v.8 diz que Jesus se inclinava e escrevia algo no chão, alguns dizem que Ele escrevia os pecados daquela mulher, outros dizem que eram os nomes daqueles fariseus, não sabemos ao certo, mas o interessante é que em Jeremias 17.13 diz que o nome de todos que se apartaram do Senhor seriam escritos no chão!
“Ó SENHOR, Esperança de Israel! Todos aqueles que te deixam serão envergonhados; o nome dos que se apartam de mim será escrito no chão; porque abandonam o SENHOR, a fonte das águas vivas”.
Jesus sabia que aquela mulher estava longe, mas Ele fez valer Romanos 8.31-39
“Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas? Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor”.
Saiba que há perdão disponível pra você, basta se jogar aos seus pés de Jesus!
NEle sempre
David Júnio